Total de visualizações de página

terça-feira, 13 de setembro de 2011

SISTEMA DE COTAS

                                                      
                                                   

Sistema de cotas é uma medida governamental que garante uma certa quantidade de vagas em instituições públicas ou privadas para classes sociais menos favorecidas (geralmente negros, indígenas e estudantes de escolas públicas).
A justificativa para a criação do sistema é que por algum motivo histórico, as classes sociais ( cotistas ) foram desfavorecidas e devem ser indenizadas de alguma forma para que possam se integrar ao mercado de trabalho!
O projeto, teoricamente e na prática, é muito bom. Entretanto existem pessoas que o criticam (inclusive alguns beneficiados). Podemos citar o exemplo da cota para negros, que segundo os críticos, ao ser utilizada, causa uma distinção de etnias e assim contribui para o RACISMO! Outra controvérsia está em se definir quem realmente tem direito as cotas. Enquanto uns defendem a autodeclaração como critério, outros dizem que deveria ser instalada uma comissão avaliadora para se decidir quem receberá o benefício!

5 comentários:

  1. Acho válido o sistema de cotas!
    LEGAL pra ele!

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito no que vc falou, ela apenas contribui para o racismo, porém apoio a iniciativa da bolsa permanência que visa auxiliar o aluno de outras localidades onde não tenham faculdades à se manterem fora do seu município de origem, além de contribuir para que alunos de baixa renda permaneçam na faculdade e custeiem o seu curso que sabemos que é caro, mesmo sendo uma faculdade pública.
    Johnny Cunha

    ResponderExcluir
  3. Não foi eu quem disse sobre o RACISMO. Os críticos que dizem!
    Aproveitando, vou mandar um SAIDAE pra ti, Johnny, por não usar a regra do SAIDAE/LEGAL! rs

    ResponderExcluir
  4. E eu vou te mandar um Legal pra te mostrar que não guardo rancor! rs

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião, esse negocio de cota, eu não sou a favor, pra mim isso caracteriza discriminação, acho que o negro e indio o que eles tem de melhor ou pior que o branco? todos são filhos de Deus.

    ResponderExcluir